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  • Post published:29 de agosto de 2023

Você sabe o que é Crowdfunding? Entenda!

O crowdfunding é uma ferramenta capaz de transformar planos, que pareciam impossíveis, em realidade. Isso porque ele te ajuda a dispor de recursos financeiros, que são parte imprescindível na realização de qualquer projeto. Tudo isso através de plataformas colaborativas, onde milhares de pessoas podem contribuir financeiramente para tirar sua ideia do papel. No post de hoje você vai entender melhor o que é o crowdfunding e como ele funciona na prática!

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Antes de mais nada, se você nunca ouviu falar em crowdfunding a gente tem uma boa notícia: provavelmente você até sabe do que se trata, porém conhece com outro nome! Isso mesmo, a prática de arrecadar recursos através de campanhas online pode ter vários nomes, como veremos a seguir!

O que é crowdfunding?

Antes da existência do crowdfunding para concretizar ideias era preciso contar com fundos próprios, algum sócio investidor ou mesmo ter acesso ao crédito bancário, o que, convenhamos, não é nada simples. Além dos juros altíssimos, nem todas as pessoas conseguem ter valores liberados pelos bancos.

Com o crowdfunding esse cenário mudou por completo! Através de plataformas online especializadas, como a Kickante, as pessoas passaram a ter uma opção de acesso ao crédito democrática e eficiente. Nelas é possível criar uma campanha e apresentar sua ideia para uma grande audiência de investidores em potencial.

O mais legal é que no crowdfunding temos a confirmação da máxima “a união faz a força”. Ou seja, nas campanhas o valor doado individualmente não é tão relevante quanto o engajamento e alcance de cliques que sua campanha pode ter. Imagine quantos projetos transformadores tiveram a oportunidade de sair do papel graças ao apoio coletivo do crowdfunding?

Qual a diferença entre o crowdfunding e a tradicional vaquinha online?

Lembra que falamos sobre os diferentes nomes para a mesma prática? É exatamente esse exemplo: crowdfunding, vaquinha online e financiamento coletivo são apenas maneiras diferentes de denominar a arrecadação de recursos financeiros através da internet.

Enquanto a vaquinha tradicional, conhecida pelos brasileiros desde a década de 1920, arrecada dinheiro para um objetivo em comum de maneira informal e entre amigos, a vaquinha online e o crowdfunding representam a profissionalização dessa prática, que tem como aliado o poder da internet e também a segurança de sites respeitados e eficientes, como a Kickante.

O que impulsionou o surgimento do crowdfunding?

O crowdfunding nasce justamente a partir da identificação do poder da internet na mobilização de pessoas em torno de um objetivo em comum. Quando os fãs de uma banda inglesa se uniram e arrecadaram dinheiro para a realização de uma turnê, sem a ajuda de nenhuma plataforma digital, ficou nítida a potencialização do poder de colaboração entre as pessoas que a internet produz.

Não demorou muito para que as primeiras plataformas especializadas surgissem, abrindo espaço para a realização de inúmeros projetos que vão desde lançamento de produtos e negócios até programas culturais ou projetos sociais. Com o crowdfunding as pessoas passaram a ter poder de escolha sobre projetos que valem o investimento, deixando de ocupar apenas o papel de espectadores e contribuindo diretamente para projetos que elas consideram relevantes de alguma forma! 

Quem pode criar um crowdfunding?

Na Kickante, uma das maiores e mais respeitadas plataformas de crowdfunding do Brasil, qualquer pessoa tem o direito de criar uma campanha para correr atrás dos recursos necessários para a realização de um projeto. Isso é possível porque a Kickante foi o primeiro site do setor a não trabalhar com curadoria de campanhas. 

Na prática, isso significa que não existe uma pré-seleção de projetos e, desde que você tenha uma ideia lícita, com um objetivo verdadeiro e que não desrespeite nenhuma lei brasileira, as portas estão abertas para que você crie seu crowdfunding e corra atrás dos seus sonhos!

Quais são as principais estratégias para o sucesso de uma campanha?

Em primeiro lugar, é preciso dizer que projetos com os mais variados objetivos podem obter sucesso em sua captação. Ou seja: não existem causas pré-definidas ou “preferidas” pelo o público. No entanto, para ter um crowdfunding de sucesso é preciso compreender que o lançamento do projeto na plataforma é apenas o primeiro passo do processo.

É muito importante que você saiba se comunicar com seu público-alvo, cativando-os para que eles não apenas apoiem sua campanha, mas também atuem como multiplicadores dessa mensagem. Para chegar nesse objetivo é importante criar um plano de marketing diário e se dedicar a essa divulgação e planejamento durante todo o tempo de duração do crowdfunding.

Outra coisa: lembre-se que o envolvimento do criador da campanha no projeto é fundamental para atingir seus objetivos. Crowdfundings onde essa paixão não existe, costumam falhar e não atingir suas metas. Por isso, não encare sua captação como uma tarefa “fácil”, ela não é! Você vai precisar se dedicar ao financiamento se deseja realmente tirar essa ideia da gaveta!

Como funciona um crowdfunding na Kickante?

O funcionamento de uma campanha de crowdfunding na Kickante é bastante simples e transparente. A plataforma é intuitiva e fácil de usar e você pode criar e lançar sua campanha sem custo algum. A taxa administrativa, que é a menor do mercado, só será cobrada se, de fato, você conseguir captar recursos financeiros através do site.

Além disso, é possível escolher entre diferentes tipos de campanha, como:

  • Flexível – Formato utilizado quando qualquer quantia é interessante para a realização do projeto. Sendo assim, mesmo se a meta de arrecadação não for atingida, os criadores da campanha recebem o valor arrecadado.
  • Tudo ou Nada – Nesse formato de campanha, existe um específico que precisa ser arrecadado para que o projeto siga em frente. Sendo assim, caso a meta não seja alcançada, todas as doações são devolvidas aos respectivos doadores.
  • Assinaturas – Esse formato é utilizado para causas ou projetos que precisam arrecadar valores de forma recorrente. Ou seja, funciona como um clube de assinaturas, onde os contribuidores selecionam um valor e passam a contribuir mensalmente com a campanha durante um período de tempo.

Como criar uma campanha de crowdfunding na Kickante?

É muito simples criar uma campanha de arrecadação na Kickante. Todo o processo demora cerca de 5 minutos e pode ser feito através do computador ou de um smartphone. O primeiro passo é acessar o site da Kickante e clicar no botão verde “Lançar sem Custo”. Feito isso, basta preencher o cadastro com as informações solicitadas e depois seguir o passo a passo descrito na plataforma.

São 10 perguntas que vão te ajudar a definir detalhes importantes do seu crowdfunding, como tipo de campanha, categoria, meta de arrecadação, tempo de duração, entre outros. Aproveite para conferir no vídeo abaixo as etapas detalhadas para criação da sua campanha!

Pronto para correr atrás dos seus sonhos?

Agora que você aprendeu mais sobre o crowdfunding e suas aplicações na prática chegou o momento de arregaçar as mangas e correr atrás dos seus sonhos! Por isso, estruture o seu projeto, crie um texto atraente para sua campanha, realize um estudo de custos para chegar a uma meta de arrecadação realista e crie o seu crowdfunding na Kickante!

Lembrando que na plataforma você conta com um atendimento 100% humanizado e que vai estar disponível para te ajudar em todas as etapas do processo! Realize seus sonhos com a Kickante!

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