• Post published:5 de abril de 2024

Crowdfunding: alternativa de financiamento para startups e empreendedores

Não há dúvidas: o crowdfunding se tornou um importante aliado das startups e do empreendedorismo. Afinal, qualquer pessoa que está iniciando um negócio ou lançando um produto/ideia no mercado, precisa encontrar opções de captar recursos financeiros para tirar esse projetos do papel. Essa tarefa não é simples e pode configurar um obstáculo complexo e, muitas vezes, instransponível, quando consideramos os métodos tradicionais de financiamento. E é justamente por isso que o crowdfunding vem fazendo a diferença! Hoje vamos entender melhor como essa opção funciona e de que forma ela vem ajudando a transformar planos em realidade,

Por que fazer um crowdfunding?

Sem recursos é impossível empreender. Qualquer iniciativa, qualquer negócio, precisa de dinheiro para se tornar viável. Não importa se é um empreendimento social, um produto ou loja nova, sem verba fica impossível seguir em frente. Nesse cenário, o crowdfunding surge como uma opção democrática, acessível e moderna de captar os recursos que você precisa.

Através dele, empreendedores vem buscando apoio financeiro por meio de uma comunidade de apoiadores que acredita na força e no impacto da coletividade. Da mesma maneira, ao invés de depender de investidores tradicionais, as startups podem contar com o financiamento das multidões para captar os recursos que precisam.

Como funciona uma plataforma de crowdfunding?

As plataformas de crowdfunding funcionam como intermediárias. Ou seja, elas unem pessoas ou empresas aos projetos ou causas. Ou seja, através de plataformas como a Kickante, líder no mercado de crowdfunding o Brasil, é possível navegar por inúmeros projetos e escolher qual deles você deseja apoiar. Tudo isso de forma simples, rápida e segura.

Para que isso seja possível, os criadores lançam suas campanhas de forma detalhada e transparente, descrevendo seus projetos e definindo sua meta de arrecadação. Com o apoio da divulgação e também da tecnologia da Kickante, essa campanha vai atingindo mais apoiadores e aumentando as chances de chegar ao objetivo financeiro! Lembrando que as pessoas podem contribuir com doações em troca de recompensas, ou, simplesmente, para apoiar uma causa em que acreditam.

5 vantagens desse tipo de financiamento

O crowdfunding tem uma série de vantagens em relação aos tipos de financiamento tradicionais. hoje vamos destacar algumas delas, que merecem a sua atenção:

  • Acesso sem riscos ao capital inicial: as startups e empreendedores podem obter os recursos necessários para lançar seus projetos ou produtos sem dependerem exclusivamente de bancos ou investidores tradicionais, sem iniciar seu projeto ou negócio devendo a ninguém ou com parcelas adicionadas de juros exorbitantes.
  • Validação de uma ideia no mercado: além de captar recursos, as campanhas de crowdfunding são uma forma eficiente de testar o apoio da comunidade ao seu projeto. Dessa forma, é possível ainda fazer ajustes no projeto inicial para ter um melhor resultado.
  • Engajamento da comunidade: o crowdfunding permite que os empreendedores construam uma base de fãs e seguidores engajados, criando uma comunidade em torno de sua marca desde o início.
  • Flexibilidade: as campanhas de crowdfunding oferecem flexibilidade em termos de metas de financiamento, prazos e modelos de recompensas, permitindo que os empreendedores adaptem suas estratégias conforme necessário.
  • Exposição e marketing: ao lançar uma campanha de crowdfunding, os empreendedores podem obter uma exposição significativa para seus projetos, alcançando potencialmente milhares de pessoas em todo o mundo.

Por que o crowdfunding é um aliado das startups e empreendedores

Por todos esses motivos já descritos, o crowdfunding se tornou um aliado poderoso para startups e empreendedores! Além da sua capacidade de fornecer o financiamento inicial de forma segura e acessível a todos, através dele é possível validar ideias de negócios, engajar a comunidade, além de oferecer flexibilidade no ajuste das estratégia de financiamento.

Quem pode criar um crowdfunding?

Na Kickante qualquer pessoa com uma ideia lícita e um objetivo verdadeiro pode criar uma campanha de crowdfunding e captar os recursos necessários para o seu projeto. Além disso, como a plataforma não trabalha com curadoria de projetos, existe espaço para todos os tipos de causas e iniciativas.

Como lançar uma campanha na Kickante

Agora que você já aprendeu um pouco sobre como o crowdfunding pode ser um grande aliado dos empreendedores e das startups, chegou o momento de aprender como criar e lançar a sua campanha na Kickante de forma gratuita! Isso mesmo, você não precisa pagar nada para colocar o seu projeto no ar e a taxa administrativa só é cobrada se o seu crowdfunding arrecadar fundos através da plataforma.

O primeiro passo é criar um login na plataforma com o seu email e uma senha de acesso. Feito isso, clique no ícone “Criar Campanha” ou “Lançar sem Custo” e siga o passo a passo simples e intuitivo apresentado no site. Você só vai precisar responder a 10 perguntas objetivas para colocar sua campanha no ar.

Lembre-se de estabelecer uma meta de arrecadação realista e de se comunicar com seu público de forma clara e transparente através do texto de apresentação. Apostar em imagens e vídeos que ajudem a ilustrar o projeto também é uma ótima opção!

Acredite: com essas etapas em mente, você está pronto para lançar sua campanha na Kickante e começar a arrecadar fundos para transformar sua ideia em realidade.

Deixe um comentário