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  • Post published:28 de abril de 2023

O que é Crowdfunding: 10 Dicas de como Realizar seus Sonhos

Crowdfunding é o nome em inglês para uma prática que, no Brasil, é mais conhecida como Financiamento Coletivo ou, simplesmente, Vaquinha Online. A possibilidade de arrecadar os recursos financeiros que você precisa através de uma mobilização de doações online é uma ideia inovadora que vem transformando a vida de milhares de pessoas. Hoje você vai descobrir como o crowdfunding pode ajudar a realizar seus sonhos!

A ideia de várias pessoas contribuírem para tornar uma causa possível, não é nova. Na verdade, no mundo offline essa prática tem seus primeiros registros ainda no século XVII! No entanto, foi a chegada na internet que revolucionou de vez essa iniciativa.

Como funciona o crowdfunding?

O Crowdfunding funciona de forma parecida com uma vaquinha tradicional, daquelas que fazemos entre amigos, de maneira informal. A proposta é parecida: diversas pessoas se unem e fazem contribuições financeiras para tornar possível a concretização de um projeto.

A grande diferença fica por conta dela: a internet! As campanhas de crowdfunding são realizadas através de plataformas especializadas, como a Kickante, que trabalham para unir os elos dessa corrente do bem: de um lado pessoas que precisam de dinheiro para realizar suas ideias e de outro milhares de contribuidores, dispostos a fazer doações para causas nas quais acreditam.

Aliás, a internet é a grande responsável por permitir que as campanhas de crowdfunding estejam em um patamar de arrecadação muito superior ao das vaquinhas tradicionais. Afinal, não existem barreiras para a sua ideia e ela pode receber doações dos mais variados lugares do Brasil e até do mundo!

Saiba mais sobre como funciona o crowdfunding!

Quem pode criar um crowdfunding?

Não existem regras de quem pode ou não criar uma campanha de crowdfunding para arrecadar recursos. No entanto, alguns sites especializados trabalham com uma curadoria, escolhendo as campanhas que podem ou não ser publicadas na plataforma.

Na Kickante não funciona dessa forma! Isso significa que qualquer pessoa pode lançar sua ideia por aqui e tentar arrecadar os valores que necessita. A única prerrogativa é que sua campanha seja lícita, respeite nossos termos de uso e esteja de acordo com a legislação brasileira.

Crowdfunding: entenda as principais vantagens

Se você está precisando arrecadar recursos, o crowdfunding oferece uma série de vantagens. Esses diferenciais, devem ser levados em consideração caso você ainda tenha dúvidas sobre lançar ou não uma campanha:

  • Com o crowdfunding você tem acesso ao crédito que precisa, sem a necessidade de passar pela burocracia dos bancos. E mais ainda: sem ficar endividado ao final do processo por conta dos juros.
  • A campanha te oferece a possibilidade de testar a aceitação do público com a sua ideia/produto antes de lançá-lo no mercado.
  • Marketing gratuito e aproximação com o seu público-alvo.
  • 100% de controle sobre a sua ideia, sem precisar mudar coisas para atender expectativas dos patrocinadores.

10 dicas para realizar seus sonhos

Conhecer como funciona e entender as vantagens do crowdfunding é apenas o primeiro passo do processo. Para criar uma campanha de sucesso é importante estar atento a alguns detalhes e atitudes que terão impacto direto na sua arrecadação. 

Separamos 10 dicas fundamentais para quem quer lançar uma campanha de crowdfunding e conseguir uma arrecadação de sucesso!

1 – Antes de criar a sua campanha, estude!

Aprender onde você pisa é o que vai te levar mais longe nesse caminho. Como em tudo na vida, antes de iniciar um novo projeto precisamos adquirir conhecimento. O crowdfunding é uma ferramenta maravilhosa e cheia de recursos, no entanto, se você não souber como extrair o melhor dele, pode ter resultados pouco satisfatórios e acabar se frustrando.

A Kickante proporciona aos seus usuários uma formação completa em crowdfunding! Com conteúdos exclusivos e muito ricos, você vai descobrir as melhores práticas para executar sua campanha de forma inteligente e efetiva. Esses conteúdos podem ser encontrados no Portal do Empreendedor, no Canal do YouTube e ainda em ebooks exclusivos!

2 – Escolha o melhor site para fazer crowdfunding

A escolha do site para fazer sua campanha de crowdfunding deve ser bem pensada. Para tomar essa decisão, observe os diferenciais e características de cada plataforma e avalie aquela que melhor se encaixa nas suas expectativas. Pode parecer que é tudo a mesma coisa, mas na prática não é bem assim! Aproveite para conferir os diferenciais da Kickante:

  • Menor taxa administrativa do mercado.
  • Tipos de campanhas diferentes, para você escolher a melhor opção para o seu crowdfunding: Flexível, Tudo ou Nada ou Assinaturas.
  • Única plataforma de crowdfunding do Brasil premiada internacionalmente pelo seu trabalho e resultados.
  • Opções de doação facilitadas: via pix, boleto bancário ou em cartão de crédito (com opção de parcelamento em até 12x).
  • Possibilidade de sacar valores arrecadados mesmo antes do final da campanha.
  • Atendimento humanizado.
  • Painel de controle 100% transparente para acompanhar passo a passo as doações recebidas pela sua campanha.
  • Possibilidade de se comunicar diretamente com o público-alvo do seu crowdfunding através do Mini Blog (aproveite para conferir no vídeo abaixo como funciona!).

3 – Se inspire em campanhas bem-sucedidas

Uma maneira inteligente de se inspirar, aprender e entender melhor o que é crowdfunding, é observando as vaquinhas virtuais que já foram lançadas no site da Kickante. Compare as que bateram (e até superaram suas metas) com aquelas que não tiveram tanto sucesso assim. O que existe de diferente entre elas? O que deu certo e o que deu errado?

É claro que cada caso é um caso e a sua campanha terá características próprias que devem ser respeitadas. Mas, por exemplo, digamos que o seu crowdfunding está relacionado com a causa animal, é uma boa ideia navegar por campanhas que tenham o mesmo propósito. Isso pode te ajudar a aplicar práticas inteligentes na sua vaquinha online. 

4 – Defina sua meta com inteligência

A meta de arrecadação da sua campanha de crowdfunding deve ser definida levando em consideração o mínimo necessário para tirar o seu projeto do papel. Por isso, esse valor não pode ser definido sem estudo e planejamento prévios. Levante seus custos, incluindo todas as etapas do processo, inclusive gastos com possíveis recompensas, seus envios e também com a taxa administrativa da plataforma.

Nossa expertise demonstra que campanhas com metas de arrecadação incoerentes com o projeto em si não apresentam bons resultados. Isso ocorre por dois motivos principais:

  • 1º – Os contribuidores desconfiam da idoneidade do projeto quando existe uma meta de arrecadação muito alta, sem as devidas explicações sobre esse valor. Com isso, eles acabam optando por não doar para essa campanha.
  • 2º – Em outro cenário, você pode encontrar pessoas que se “assustam” com a meta de arrecadação e acreditam que o valor que elas têm disponível para doar é muito baixo e não vai fazer diferença na arrecadação. Ou seja, você perde doadores em potencial.

Vale lembrar que a questão não é o valor em si, mas a coerência entre o seu projeto e a meta estipulada. Na Kickante existem campanhas que arrecadam milhões e outras com metas de menos de 1000 reais. Isso significa que há espaço para todos os projetos, desde que suas metas estejam bem embasadas e explicadas dentro da campanha. Confira e compare os dois exemplos abaixo:

5 – Saiba passar o seu recado

Essa parte é fundamental: saiba contar a sua história de forma simples e atraente ao mesmo tempo! O foco na comunicação com o seu público faz toda diferença nos resultados do seu crowdfunding. Para isso, crie um texto atraente para sua vaquinha online, que seja objetivo, pessoal (ou seja, com emoção) e que contenha todas as informações necessárias sobre a campanha e o projeto em si.

Outra estratégia de sucesso é usar fotos e vídeos para ilustrar o seu crowdfunding, além de incluir sites e endereços de redes sociais que possam trazer mais informações e credibilidade para sua campanha.

6 – Siga o plano de divulgação

Na Kickante, ao lançar seu crowdfunding, você recebe a sugestão de um plano de marketing diário. Essa é uma estratégia muito efetiva para aumentar as chances de sucesso da sua campanha. É importante ressaltar que a sua dedicação à divulgação dessa vaquinha virtual é fundamental para ter maiores arrecadações.

Por isso, nossa dica é que você divulgue sua campanha todos os dias, desde o seu lançamento. Esse trabalho de divulgação pode ser feito em diversos meios, desde redes sociais, WhatsApp, e-mail e até no boca a boca. O principal é que as pessoas saibam que a sua vaquinha existe e está precisando de apoio!

7 – Ative sua rede de amigos

A melhor forma de começar a divulgação e também de receber as primeiras doações na sua vaquinha online é ativando a sua rede de familiares, amigos, colegas de trabalho e conhecidos. Essa estratégia tem uma razão: as duas primeiras semanas são fundamentais para o seu projeto. É muito importante que você consiga ter um bom número de doações nesse período para aumentar suas chances de ter uma campanha de sucesso.

Por outro lado, a chance de você conseguir as primeiras doações é muito maior entre pessoas que já te conhecem ou conhecem seu projeto. Aproveite essa conexão emocional entre vocês para dar os primeiros, mas fundamentais passos, no caminho do seu crowdfunding. Além disso, é provável que essas mesmas pessoas ajudem a compartilhar sua campanha, atraindo novos apoiadores.

8 – Explore as redes sociais

Podemos dizer que as redes sociais são suas maiores aliadas na divulgação do seu crowdfunding. Para extrair o melhor que ela pode oferecer, confira algumas sugestões importantes:

  • Deixe o seu perfil público! As pessoas vão querer saber mais sobre você e a sua ideia antes de realizar uma doação.
  • Inclua o link do seu crowdfunding na bio, para que todos possam acessá-lo com facilidade.
  • Divulgue sua campanha todos os dias nas redes, pode ser através dos stories ou com posts no feed, mas sempre com constância. A regularidade é fundamental para conseguir melhores resultados na sua campanha.
  • Você pode criar uma página exclusiva para o seu projeto, mas lembre-se de divulgar também nas suas redes pessoais, afinal você não deve ignorar a potência das pessoas que já te seguem e acompanham por lá!

9 – Compartilhe seus avanços

Compartilhar os avanços e conquistas da sua campanha é uma forma de motivar pessoas a doarem mais, assim como uma maneira de demonstrar sua gratidão a todos que acreditaram nessa ideia junto com você e estão contribuindo para que ela se torne uma realidade.

Por isso, celebre cada etapa atingida e agradeça! Sempre!

10 – Aposte nas recompensas

As recompensas não são obrigatórias em campanhas de crowdfunding. No entanto, as vaquinhas que possuem essa opção apresentam melhores resultados de arrecadação e engajamento. As recompensas são uma forma de “premiação” que os doadores recebem ao fazer uma contribuição para o seu projeto.

O princípio das recompensas é que elas ofereçam algo diferenciado, relacionado com a sua campanha e que não poderia ser comprado em uma loja. Alguns exemplos de recompensas são: ingressos para o lançamento do show, camiseta personalizada, livros autografados, agradecimentos nas redes sociais, entre outros.

Outro recurso interessante é escalonar as recompensas de acordo com o valor doado. Isso faz com que as pessoas acabem optando por doar um pouco a mais, a fim de receber uma recompensa mais completa e interessante.

Crie agora seu crowdfunding na Kickante

Agora que você já conferiu as melhores dicas para tornar sua campanha um sucesso, é hora de criar seu crowdfunding na Kickante! Vamos?

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