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  • Post published:31 de outubro de 2023

Crowdfunding na prática: 5 passos que fazem a diferença!

Quando o assunto é captar recursos, o crowdfunding é campeão! Esse método, além de revolucionário, é também muito inspirador! Através dele, milhares de pessoas e organizações estão conseguindo arrecadar fundos para seus projetos e causas, transformando sonhos em realidade. Por isso, hoje você vai aprender mais sobre o crowdfunding na prática e também descobrir quais são os passos que podem fazer a diferença no resultado da sua campanha.

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Antes de seguirmos em frente, é importante que você entenda que o crowdfunding tem em seu DNA a premissa de ser democrático e envolver a população em uma importante tarefa: definir se um projeto merece sair do papel! Ou seja, para conquistar seus objetivos você não depende mais do crivo de uma instituição bancária, de uma herança de família ou mesmo das leis de incentivo. Com o crowdfunding, é na força da multidão que está o poder de transformar para sempre os seus planos e aspirações.

O que é crowdfunding?

Na prática, o crowdfunding é uma forma de captar recursos financeiros, baseada na economia colaborativa. Ou seja, através de plataformas especializadas, como a Kickante, centenas de indivíduos, organizações e empreendedores podem arrecadar o dinheiro necessário para seus projetos, de forma segura, legal e eficiente.

Tudo isso só é possível porque o crowdfunding tem como pano de fundo todo o poder e alcance da internet. Com isso, milhares de pessoas, em qualquer lugar do mundo, têm a oportunidade de conhecer e apoiar sua causa. Além disso, em uma campanha o valor da sua doação não é o que mais importa, a ideia é que muitas pessoas possam contribuir, mesmo com pequenas quantias de dinheiro, para alcançar um objetivo em comum. 

Qual a diferença entre crowdfunding, financiamento coletivo e vaquinha online?

Os termos “crowdfunding,” “financiamento coletivo” e “vaquinha online”, apesar de diferentes, significam a mesma coisa! É isso mesmo: todas essas expressões são utilizadas para nomear campanhas de arrecadação financeira, realizadas através da internet. Ou seja, tanto faz como você deseja chamar sua campanha, o que importa é aprender como essa metodologia funciona e de que maneira você pode criar um crowdfunding de sucesso! 

Por que criar um crowdfunding?

Exatamente por ser democrático e eficaz, o crowdfunding vem sendo utilizado para as mais diversas causas e objetivos. Na Kickante, por exemplo, qualquer pessoa pode criar um crowdfunding desde que tenha um objetivo lícito e verdadeiro! Confira agora algumas das razões pelas quais as pessoas vêm lançando, com sucesso, campanhas de financiamento coletivo:

Financiamento de projetos pessoais ou criativos: se você tem um projeto criativo, como um álbum de música, livro, filme, ou precisa de recursos para uma viagem ou estudo, o crowdfunding pode ser uma maneira de viabilizá-lo.

Causas sociais: muitas organizações sem fins lucrativos usam o crowdfunding para financiar projetos e ações sociais. Isso permite que indivíduos contribuam para causas que lhes são importantes.

Inovações e empreendimentos: empreendedores e startups frequentemente recorrem ao crowdfunding para obter o capital inicial necessários para seus novos produtos e ideias.

Ajuda em momentos de necessidade: o crowdfunding é frequentemente utilizado para arrecadar fundos para despesas médicas, catástrofes naturais e demais situações de emergência onde é necessário arrecadar dinheiro com agilidade.

5 passos para o sucesso da sua campanha

Agora que já abordamos algumas temáticas essenciais para você entender um pouco mais sobre o crowdfunding e suas características, chegou o momento de explorar os cinco passos cruciais que podem determinar o sucesso da sua campanha:

Passo 1: Escolha a plataforma ideal

A escolha consciente da plataforma de crowdfunding é um passo fundamental para aumentar suas chances de ter uma campanha de sucesso. Analise as vantagens, credibilidade e segurança de cada uma antes de escolher onde lançar sua vaquinha. 

A Kickante tem mais de uma década de experiência no mercado e é a única plataforma do Brasil internacionalmente premiada pelo seu trabalho. Além dos maiores recordes de arrecadação da América Latina, a plataforma possui uma série de vantagens que potencializam as chances de sucesso dos seus usuários. Confira agora alguns dos principais diferenciais da Kickante:

Passo 2: Defina seu objetivo e apresente a sua campanha com clareza

Seja transparente sobre o que você deseja alcançar com a sua campanha e apresente sua mensagem de forma concisa. Para isso, crie um texto de apresentação atrativo, porém simples e lembre-se de deixar seu objetivo bem claro logo no primeiro parágrafo. 

Não esqueça que as pessoas precisam se conectar com o seu crowdfunding e isso só vai acontecer se elas entenderem a motivação da sua campanha. Explique por que sua causa é importante e como os fundos serão usados e lembre-se de usar imagens e vídeos que possam cativar o público.

Passo 3: Estipule uma meta de arrecadação realista

Defina uma meta de arrecadação que seja realista e alcançável. Para chegar nesse número, considere cuidadosamente os custos do seu projeto e estabeleça um valor que seja equivalente ao mínimo necessário para tirar seu projeto da gaveta. 

Passo 4: Peça feedbacks sobre a sua campanha

Antes de colocar a sua campanha de crowdfunding no ar, compartilhe-a com seus amigos, familiares e colegas de trabalho para obter feedbacks importantes. Peça que eles leiam com a mente de um possível contribuidor: eles doariam para a sua vaquinha? Se não, por que não?

Ouvir esse tipo de opinião é uma forma de coletar insights valiosos que vão te ajudar a aprimorar sua mensagem e estratégia.

Passo 5: Ative a sua rede de contatos e capriche na divulgação

Não espere que as doações apareçam magicamente. Você precisará promover ativamente sua campanha por meio das mídias sociais, e-mail, blogs e outros canais. Envolva sua rede de contatos e incentive-os a compartilhar a campanha. 

Uma coisa é certa, as campanhas de maior sucesso são aquelas que criam um plano de marketing diário e eficiente e se dedicam a ele até o final do projeto. É importante manter a divulgação ativa, sempre ajustando o que for necessário para um melhor resultado final.

Agora é sua vez: aprenda como criar o seu crowdfunding na Kickante

Agora que você conhece os princípios do crowdfunding e os passos para uma campanha de sucesso, é hora de entrar em ação. Se deseja criar sua campanha e correr atrás dos seus sonhos, a Kickante é uma excelente opção para isso! 

Com uma plataforma amigável, versátil e transparente, você consegue criar sua vaquinha em poucos minutos e sem pagar nada por isso: a taxa administrativa da plataforma só é cobrada se você realmente captar recursos através da sua campanha. Confira no vídeo abaixo um passo a passo para criar o seu crowdfunding na Kickante:

E não esqueça: o sucesso de uma campanha de crowdfunding depende da sua dedicação, clareza de propósito e da habilidade de envolver a comunidade na sua ideia. Com os passos certos e o compromisso necessário, você tem todas as chances de atingir a sua meta!

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