Criar uma campanha de crowdfunding é simples e você consegue fazer isso em poucos minutos na plataforma da Kickante! No entanto, você sabe o que fazer e o que não fazer para construir uma história de sucesso? Pois é! Hoje vamos explorar 5 pontos que podem levantar ou derrubar o seu crowdfunding. Se esse tema te interessa, prepara o caderninho e vem com a gente entender o que você deve e não deve fazer!
Para começar, vamos falar dos 5 erros que podem atrapalhar o desempenho do seu crowdfunding e atrapalhar seus planos de atingir sua meta de arrecadação.
Ignorar a importância do planejamento
Não tem jeito: na vida e em uma campanha de crowdfunding, planejar é essencial! Muitas pessoas iniciam seus projetos sem um planejamento sólido e esse erro pode ser fatal. É preciso conhecer bem o seu projeto, estudar seu público, entender os custos envolvidos na ideia e elaborar uma estratégia de marketing consistente.
Não esqueça que você vai precisar convencer pessoas desconhecidas a contribuir para o seu crowdfunding e, para isso, é preciso ser um expert na sua ideia. A paixão do criador da campanha é um grande diferencial tanto na divulgação quanto na conexão emocional construída com os doadores. Por isso, estude, planeje e se prepare!
Metas financeiras irreais
Estabelecer uma meta de arrecadação realista é uma etapa importantíssima de um crowdfunding de sucesso. Nossa dica é que esse valor seja sempre equivalente ao mínimo necessário para tirar seu projeto do papel.
Não esqueça que metas financeiras inatingíveis podem afastar potenciais apoiadores, gerar desconfiança sobre o seu crowdfunding e atrapalhar sua campanha. Lembre-se de explicar claramente como os fundos serão utilizados para garantir a confiança dos contribuintes.
Falta de envolvimento com a comunidade
Lembra da conexão emocional que citamos anteriormente? Ela é essencial para um crowdfunding de sucesso. Por isso, trabalhar o envolvimento com a comunidade é uma parte fundamental de toda campanha bem-sucedida. Mantenha contato com os seus apoiadores, compartilhe novidades sobre o projeto, celebre conquistas, responda perguntas, compartilhe atualizações importantes e expresse sua gratidão sempre que possível!
Texto de apresentação vago e pouco inspirador
O texto de apresentação do seu crowdfunding é o primeiro contato que as pessoas terão com a sua campanha. Através dele elas vão conhecer seu projeto, sua ideia e decidir se querem ou não fazer parte dela. Por isso, é um erro investir em uma apresentação pouco atrativa.
Considere alguns aspectos importantes na hora de contar a sua história para o público:
- Seja claro em relação ao seu objetivo. As pessoas precisam entender rapidamente qual é o intuito dessa campanha;
- Foco no primeiro parágrafo! Você pode desenvolver sua história depois, mas o primeiro paragrafo do texto de apresentação do seu crowdfunding deve ser o mais atrativo, claro e direto possível;
- Utilize fotos e vídeos para ilustrar seu projeto e aproximar seu público;
- Invista em um título atraente e objetivo!
Ignorar o pós-campanha
Tenha em mente que o seu crowdfunding não termina quando a campanha atinge a sua meta ou quando se encerra o tempo de duração! Negligenciar o acompanhamento pós-campanha é um grande erro!
Por isso, quando sua campanha terminar, tenha cuidado com quem apoiou o seu projeto e te ajudou a chegar lá. Lembre-se de cumprir com o envio das recompensas prometidas, além de manter uma comunicação contínua com informações sobre o projeto. Na Kickante, ao final do seu crowdfunding você pode baixar uma lista completa com os dados de quem apoiou a sua ideia para iniciar uma relacionamento importante com essas pessoas, que pode, inclusive, participar de suas iniciativas futuras!
Agora que já conferimos os 5 erros que podem afundar o seu crowdfunding, chegou o momento de dar uma olhada nos acertos que vão fazer a diferença no sucesso da sua campanha! Vamos lá?
Compartilhamento efetivo nas redes sociais
Aproveite o poder das redes sociais para aumentar a visibilidade da sua campanha. Compartilhe regularmente atualizações, vídeos e imagens envolventes para criar um vínculo mais forte com sua audiência.
Recompensas atrativas e bem estruturadas
Crie recompensas atraentes que incentivem as pessoas a contribuírem. Uma variedade de opções, desde níveis acessíveis até recompensas exclusivas, pode atrair diferentes perfis de apoiadores.
Transparência total em relação ao dinheiro arrecadado
Seja transparente sobre como os fundos serão utilizados. Disponibilize informações detalhadas sobre o orçamento e os custos associados ao projeto para construir confiança entre os doadores.
Recompensas exclusivas e atraentes
Apostar nas recompensas pode ser o diferencial que o seu crowdfunding precisa para deslanchar! Nesse caso, lembre-se que o importante não é “valor” em si dos presentes e sim o caráter exclusivo das recompensas! Elas devem ser conectadas ao seu projeto e, obviamente, não ser algo que pode ser comprado em uma loja.
Confira abaixo alguns exemplos de recompensas que podem ajudar no sucesso da sua campanha:
- Acesso ao produto lançado antes dos demais;
- Ingressos vip para o show de lançamento de um álbum;
- Brindes personalizados e exclusivos relacionados com a campanha (como camisetas, canecas etc);
- Nome nos créditos do projeto ou agradecimentos exclusivos nas redes sociais.
Demonstrar gratidão com um agradecimento personalizado para os apoiadores
Demonstre gratidão de maneira personalizada, reconhecendo e agradecendo individualmente aos apoiadores. Essa prática fortalece os laços e cria uma comunidade mais engajada para futuros projetos.
Ao evitar os erros comuns e adotar práticas eficazes, sua campanha de crowdfunding terá muito mais chances de sucesso. Lembre-se, a chave está na preparação, transparência e no envolvimento contínuo com a comunidade.
Agora que você já aprendeu o que fazer e o que não fazer, que tal descobrir também como criar o seu crowdfunding na Kickante e dar o primeiro passo para realizar os seus sonhos? Confira no vídeo abaixo o passo a passo e comece hoje mesmo a mudar sua vida!