Fazer um crowdfunding de sucesso é o sonho de muitas pessoas que precisam arrecadar recursos para seus projetos. Afinal, em todo o mundo, a prática tem se revelado como uma poderosa ferramenta para transformar sonhos em realidade. Milhares de ideias inovadoras, que vão desde startups, iniciativas sociais até causas pessoais, têm conseguido o apoio financeiro que precisam através dessa modalidade de financiamento coletivo. No entanto, fazer um crowdfunding de sucesso não acontece por acaso! É preciso estar atento aos detalhes, aprender as boas práticas e realizar um planejamento cuidadoso e estratégico para maximizar suas chances de alcançar a meta de arrecadação. Neste texto, abordaremos um passo a passo de como planejar um crowdfunding de sucesso. Vem com a gente?
Antes de tudo: defina o objetivo do seu crowdfunding de sucesso
Parece óbvio, mas esse é um passo crucial para quem deseja criar um crowdfunding de sucesso. Antes de iniciar qualquer campanha de arrecadação é preciso ter clareza sobre o objetivo do seu projeto. Saber o que você quer realizar e a forma de atingir esse resultado é imprescindível para trazer credibilidade para sua campanha.
Além disso, ter um objetivo claro e um projeto estruturado é necessário para que você possa realizar um estudo de custos eficiente e definir uma meta de arrecadação realista. Lembre-se que é importantíssimo que a sua meta financeira seja calculada (e não um número aleatório) e que esteja de acordo com o escopo do seu projeto. Prestar contas sobre a forma como o dinheiro será utilizado, traz transparência e aumenta a confiança dos seus apoiadores.
Escolha a plataforma Certa
Muitas pessoas não sabem, mas a escolha da plataforma certa impacta diretamente nas suas chances de ter um crowdfunding de sucesso. É importante escolher uma plataforma segura, confiável e reconhecida no mercado pelo seu trabalho sério e bem sucedido. Para tomar essa decisão, é preciso pesquisar: avalie o nível de satisfação dos usuário, navegue pelo site, explore outras campanhas, observe números, a história e a estrutura.
Entenda porque a Kickante é a plataforma certa para seu crowdfunding de sucesso
Fundada em 2013, a Kickante é a maior e melhor plataforma de crowdfunding do Brasil. Sempre inovadora e antenada, a plataforma trabalha com tecnologia de ponta e as melhores soluções para que sua campanha de arrecadação seja um sucesso. Além disso, a Kickante oferece todos os recursos para que você tenha uma formação completa em crowdfunding: e-books exclusivos e gratuitos, cursos através do canal do YouTube e posts com dicas e informações preciosas no Portal do Empreendedor. Vale a pena conferir!
Além disso, confira alguns diferenciais que fazem da Kickante o lugar ideal para seu crowdfunding de sucesso:
- Menor taxa administrativa do mercado;
- Atendimento humanizado e acessível;
- Possibilidade de escolher entre diferentes tipos de campanha: Tudo ou Nada, Flexível ou Assinaturas;
- Única plataforma do país internacionalmente premiada pelo seu trabalho;
- Os maiores recordes da América Latina;
- Painel de controle 100% transparente e fácil de usar;
- Possibilidade de sacar o seu dinheiro a qualquer momento, mesmo antes da finalização da campanha.
Conheça seu público-alvo
Como se comunicar de forma eficiente com alguém se você não sabe com quem você está falando? Conhecer o seu público-alvo é uma parte fundamental do planejamento de um crowdfunding de sucesso. Para isso, é preciso identificar quem são as pessoas mais propensas a se interessar pelo seu projeto e saber trabalhar sua forma de comunicação para atingi-las de maneira mais impactante. Estude sua audiência! Isso vai fazer toda diferença no resultado da sua arrecadação.
Prepare uma apresentação cativante e objetiva
Lembre-se de uma coisa: o primeiro contato das pessoas com o seu projeto será através do título e do texto de apresentação da sua campanha. Portanto, essas são peças-chave para atrair o interesse dos potenciais apoiadores e merecem sua atenção. Além de desenvolver um título objetivo, porém cativante e contar sua história de forma atrativa, é possível potencializar sua apresentação com vídeos curtos sobre o projeto e também fotos que tragam impacto. Uma dica importante é: seja direto e persuasivo ao mesmo tempo. Imagine que as pessoas querem rapidamente entender o propósito da sua campanha, mas que elas também precisam se sentir conectadas com a sua proposta.
Utilize recompensas atrativas e exclusivas
As recompensas são uma forma inteligente e eficaz de atrair colaboradores e conseguir realizar um crowdfunding de sucesso. Nesse caso, o importante é saber que o grande diferencial das recompensas não está no valor propriamente dito e sim no caráter de exclusividade que elas representam. As pessoas querem ter acesso a ítens que não poderiam ser comprados em uma loja, por exemplo. Por isso, ingressos para a pré-estreia, um exemplar autografado do livro, possibilidade de ter acesso antes do público aos produtos lançados, um agradecimento especial no site do projeto, são apenas alguns exemplos de recompensas usadas de forma inteligente para turbinar a arrecadação.
Defina um cronograma realista para o seu crowdfunding de sucesso
Não existe um limite ou tempo de duração pré-definido para o seu crowdfunding, isso fica totalmente a cargo dos criadores de campanha. No entanto, é preciso estabelecer um cronograma que contemple o tempo necessário para elaboração, lançamento e divulgação do seu projeto de forma eficiente. Sim, existem campanhas que viralizam e em poucos dias atingem suas metas, mas isso não é o mais comum. Sendo assim, saiba que você vai precisar de um tempo para poder trabalhar essa campanha junto ao público e conseguir atingir os objetivos estipulados.
Crie um plano de marketing diário
Planejar uma estratégia de marketing eficiente é fundamental para aumentar o alcance e engajamento da sua campanha. Todo crowdfunding de sucesso passa por uma divulgação bem feita e consistente. Por isso, quando lançar a sua campanha, estruture também um plano de marketing diário e dedique-se a ele durante todo o período de duração da sua arrecadação.
Para chegar na sua meta financeira, é fundamental para atingir o maior número possível de pessoas, através de um conteúdo relevante e diversificado. Para isso, utilize diversos meios de comunicação, como redes sociais, e-mail marketing, aplicativos de mensagem, sites, blogs e parcerias com influenciadores ou veículos de mídia. Quanto mais você conseguir ampliar o alcance do seu crowdfunding, melhor! Não desista se seus objetivos na primeira dificuldade, pode demorar um pouco para sua campanha deslanchar, mas é importante manter a constância no plano.
Seja grato!
A gratidão é uma característica importante de um crowdfunding de sucesso. Saber que várias pessoas estão compartilhando desse sonho com você e agradecer pelo comprometimento e participação delas, é demonstrar que você valoriza e reconhece a importância desse apoio. Além disso, mantenha seus apoiadores atualizados sobre os passos e etapas do projeto. Lembre-se que também é uma realização para elas ver o projeto se realizando e atingindo metas!
Com todas essas informações que você viu por aqui hoje, fica claro que: criar um crowdfunding de sucesso depende, principalmente, de um planejamento sólido e da sua dedicação. Defina metas claras e realistas, conheça seu público, saiba trabalhar as recompensas a seu favor e dedique-se diariamente ao planejamento de marketing. Na Kickante você pode contar com o time de especialistas a cada passo dessa etapa! Crie hoje mesmo seu crowdfunding na Kickante e junte-se aos mais de 2 milhões de usuários da plataforma! Vamos juntar transformar esse sonho em realidade?