Se você já esbarrou nessa palavrinha em inglês e ficou se perguntando: afinal, o que é crowdfunding? Saiba que você não está sozinho! Muitas pessoas têm essa dúvida, mas, apesar do estranhamento inicial, aqui nesse texto você vai descobrir que essa palavra não é tão estranha assim e, provavelmente, você já sabe o que é crowdfunding, porém conhece com outro nome. Vamos lá?
Para entender o que é isso e também descobrir quem pode arrecadar dinheiro através dele, é só conferir as dicas e informações aqui deste post. Se você preferir, também pode aproveitar o nosso Guia de Navegação e ir direto ao assunto de sua preferência!
Quais projetos podem se tornar uma campanha de crowdfunding?
Qual a melhor plataforma para fazer um crowdfunding no Brasil?
Crowdfunding e solidariedade: um caminho compartilhado
Crowdfunding, financiamento coletivo e vaquinha online: qual é a diferença?
O que é crowdfunding?
De forma resumida, o crowdfunding é uma maneira – eficiente e revolucionária – de arrecadar recursos através da internet. Ele funciona através de uma ação colaborativa, permitindo que várias pessoas se unam para ajudar a financiar o sonho de alguém e torná-lo possível.
Por isso, saber o que é a vaquinha online ou crowdfunding, é também descobrir que existe uma chance viável de colocar seus projetos em prática, mesmo que você não tenha acesso ao crédito fornecido por grandes instituições financeiras.
Como surgiu o crowdfunding?
O primeiro registro de uma movimentação para arrecadar dinheiro utilizando a internet como veículo, ocorreu no ano de 1997. Foi quando a banda britânica Marillion, conseguiu movimentar seus fãs, de forma online, e arrecadar 60 mil dólares para financiar uma turnê de shows.
Quando o episódio aconteceu, o termo “crowdfunding” ainda não era utilizado para denominar essa movimentação. No entanto, foi através dele que os olhos da história se abriram para a potência transformadora desse lugar sem fronteiras conhecido como Internet. Além disso, foi ele o pontapé inicial para a criação das primeiras plataformas de arrecadação online!
O termo “crowdfunding”, por sua vez, começou a ser utilizado alguns anos depois, em 2006, pelo empreendedor Michael Sullivan. Era dessa forma que ele chamava as campanhas de financiamento coletivo, que executava com sucesso, para estimular a venda de produtos antes mesmo do seu lançamento.
O crowdfunding no Brasil
No Brasil, os primeiros sites de financiamento coletivo começaram a surgir por volta de 2011. Não demorou muito para que os brasileiros entendessem e começassem a utilizar as plataformas para lançar seus projetos.
A história da Kickante com o Brasil, por sua vez, começou em 2013. Desde então construímos um caminho de sucesso na captação de recursos e nos tornamos a plataforma com os maiores recordes da América Latina. A Kickante já foi utilizada por mais de 2 milhões de brasileiros e seguimos firmes na nossa meta de arrecadar 1 bilhão para o Brasil!
Quais projetos podem se tornar uma campanha de crowdfunding?
O crowdfunding vem sendo utilizado para os mais diversos fins ao longo dos anos. Com o passar do tempo, as pessoas foram aprendendo como fazer crowdfunding e, consequentemente, descobrindo novas formas de utilizá-lo para arrecadar recursos.
Por isso, no site da Kickante, você encontra campanhas de diversos tipos, com diferentes objetivos e finalidades. Vamos ver alguns exemplos de situações em que o crowdfunding pode ser utilizado com sucesso:
- Causas sociais e humanitárias: entidades de renome, como a Cruz Vermelha e os Médicos Sem Fronteiras, utilizam o crowdfunding da Kickante para conseguir recursos que permitam a continuidade de suas ações.
- Arrecadar recursos para ONGs: organizações sem fins lucrativos precisam constantemente de doações para realizarem seus trabalhos. As campanhas online têm se revelado como uma das maneiras mais eficazes para conseguir esses valores.
- Educação: sabia que o crowdfunding também é muito utilizado para esse fim. Seja para ajudar a pagar uma faculdade, fazer um intercâmbio ou mesmo comprar um computador para ajudar nos estudos.
- Artes e cultura: a realidade é que a vaquinha online foi revolucionário para a economia criativa de forma geral. Poder lançar um disco, peças de teatro, livros, filmes, entre outros, sem depender de recursos de bancos e editais complexos, abriu caminhos para muitos artistas independentes.
- Casamento e lua de mel: o sonho de casar ou fazer uma viagem comemorativa ficou mais fácil sabendo que você pode contar com a solidariedade de amigos, familiares e simpatizantes!
- Causa animal: protetores de animais estão constantemente lutando contra a falta de recursos para dar conta de tantos gastos. A vaquinha virtual ajuda a trazer visibilidade e a arrecadar dinheiro para esse importante trabalho.
- Situações emergenciais: desastres ambientais relacionados ao meio ambiente, acidentes, problemas de saúde. Situações em que precisamos de recursos rápidos e, muitas vezes, altos demais. O crowdfunding é um dos melhores caminhos para conseguir uma solução.
Qual a melhor plataforma para fazer um crowdfunding no Brasil?
Depois de entender isso, é importante saber como escolher o melhor site para lançar a sua campanha. Existem alguns fatores que devem ser avaliados, como: credibilidade no mercado, resultados atingidos, segurança e confiabilidade.
Para ajudar nessa escolha, separamos algumas vantagens e diferenciais da Kickante:
- Lançar sua campanha é totalmente grátis e você só paga algum valor se, de fato, conseguir arrecadar recursos com o seu crowdfunding;
- Praticamos a menor taxa administrativa do mercado;
- Trabalhamos com atendimento humanizado, burocracia zero e segurança monitorada 24h por dia;
- A Kickante tem quase uma década de experiência e sucesso trabalhando com crowdfunding no Brasil;
- Única plataforma brasileira premiada internacionalmente pelos seus resultados;
- Contribuição mínima de apenas R$ 5,00, além de opções facilitadas para fazer sua doação: pix, boleto bancário e cartão de crédito (em até 12x).
Crowdfunding e solidariedade: um caminho compartilhado
Fazer o bem fica mais fácil depois que você entende o que é e como funciona a vaquinha virtual, também chamada de crowdfunding! Descobrir que você pode, sem sair de casa e em apenas alguns minutos, ajudar a tornar possível os sonhos de alguém é transformador.
Nesse caso, o valor da sua doação não é o que importa, porque uma das bases do financiamento coletivo é perceber que a força vem, justamente, da união. Ou seja, mesmo quem não tem muito para doar, está fazendo a sua parte, contribuindo com causas e projetos em que acredita. Transformando diretamente a vida das pessoas envolvidas.
Crowdfunding, financiamento coletivo e vaquinha online: qual é a diferença?
Não existe nenhuma diferença! A verdade é que, apesar dos nomes distintos, os três são a mesma coisa: campanhas realizadas para angariar fundos para determinada causa ou projeto, que utilizam plataformas online, como a Kickante, para mediar esse “encontro” entre uma ideia e seus possíveis apoiadores financeiros!
Além disso, divulgar o seu crowdfunding ou vaquinha através de um site especializado, é também uma forma eficiente de fazer um marketing gratuito para a sua ideia. Afinal, através da divulgação e dos compartilhamentos, milhares de pessoas podem conhecer e acompanhar o desenvolvimento do seu objetivo!
Você também pode fazer parte!
O crowdfunding é uma invenção revolucionária justamente porque está ao alcance de todos. Qualquer pessoa pode utilizar esse recurso como estratégia para conseguir recursos ou ajudar o próximo.
Por isso, se você tem projetos, sonhos ou ideias, mas acha que é impossível realizá-los, você precisa entender o que é e o poder dessa iniciativa de crowdfunding! Vem fazer parte do time da Kickante e realizar seus objetivos através do crowdfunding!