Você sabia que os tipos de plataforma de crowdfunding podem variar de acordo com a necessidade do seu projeto? É importante ter em mente que as plataformas de crowdfunding têm o objetivo de unir interesses. De um lado empreendedores, startups, empresas em busca de crescimento e do outro lado investidores ou colaboradores que acreditam na sua ideia.
O Crowdfunding de Investimento tem crescido e a perspectiva é que continue a crescer no Brasil. Segundo a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), em 2020 houve um aumento de 43% em relação aos valores captados em 2019. O número de investidores também cresceu 23%.
Mesmo em plena pandemia, os números estavam em alta. Mas antes de iniciar essa jornada é preciso entender onde seu projeto se encaixa e como você pode usar o modelo de financiamento coletivo a seu favor.
Conheça os principais tipos de plataforma de crowdfunding
1. O que é financiamento coletivo?
Diferente dos outros tipos de plataforma de crowdfunding, o financiamento coletivo, também conhecido como vaquinha online, é um modelo de arrecadação de fundos que consiste na obtenção de montantes financeiros provenientes de diversas fontes por meio de doação. Em geral, grupos, pessoas físicas ou jurídicas interessadas no seu projeto ou iniciativa.
O financiamento coletivo pode ser usado para setores como:
– Tecnologia e Inovação
– Negócios
– Educação
– Saúde
– Mobilidade e outros.
As vantagens de investir em plataformas de financiamento coletivo são inúmeras, quando você escolhe a plataforma de crowdfunding certa. Na Kickante, você pode criar campanhas:
– Tudo ou Nada, quando o valor é estornado por inteiro aos contribuidores;
– Campanhas Flexíveis, quando recebe todo valor arrecadado independente de ter alcançado meta ou não;
– Campanhas com Contribuições Recorrentes (assinatura mensal, trimestral, semestral ou anual).
Ah e você ainda pode antecipar o saque do valor arrecadado antes mesmo da campanha acabar, lançar um produto e fazer sua pré-venda na Kickante. Somos um marketplace financeiro completo.
Outro diferencial da Kickante é que você consegue acompanhar todas as arrecadações em tempo real em um painel de controle que só você tem acesso. Importante lembrar que os dados de todos os contribuidores são seus. Logo, é possível pensar em ações de marketing com todos os contatos que vai acumular com seu financiamento coletivo.
2. O que é Equity Crowdfunding?
Por meio das plataformas de equity crowdfunding os investidores tornam-se sócios do empreendimento em questão e ganham direito de participação dos lucros, à medida que investem o aporte de capital.
No equity crowdfunding dois interesses são alinhados: o do empreendimento que precisa de capital e do investidor que tem capital para investir em empresas com potencial de crescimento.
3. O que é Crowdfunding Imobiliário?
O crowdfunding imobiliário é quando vários investidores financiam coletivamente um projeto imobiliário e recebem, com isso, parte do valor de venda do empreendimento. O crowdfunding imobiliário abre a possibilidade do investidor, por muitas vezes pequeno, investir no mercado imobiliário.
4. O que é peer to peer lending?
O peer to peer lending conecta pessoas que estão em busca de empréstimo com taxas mais atraentes do que as cobradas pelos bancos, com o emprestador que deseja obter melhor retorno do que têm alcançado com outros investimentos. O p2p lending é um empréstimo interpessoal com taxas previamente definidas.
Qual modelo mais se encaixa com as suas necessidades? Se precisar de plataforma de financiamento coletivo já sabe onde encontrar a melhor! Esperamos você.