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  • Post published:3 de maio de 2023

Crowdfunding social: como fazer arrecadações para ONGs?

Fazer crowdfunding social ou crowdfunding para ONGs é uma alternativa de viabilizar projetos que fazem diferença no mundo. É possível que muitas Organizações Não Governamentais com enorme potencial de transformação não conseguissem bancar suas ações sem a ajuda de uma ferramenta de financiamento coletivo online.

Se você trabalha numa ONG e ainda tem dúvidas sobre se vale a pena, veja que impressionantes esses dados de captação: 

  • 30% dos valores captados na Kickante são provenientes de campanhas de crowdfunding para ONGs;
  • Já passaram por aqui cerca de 30 mil projetos de Organizações Não Governamentais (entre mais de 100 mil projetos);
  • A captação de projetos na Kickante é superior a R$300 milhões!

Então, vamos ver como fazer um crowdfunding social de muito sucesso? Vamos compartilhar com você o passo-a-passo para criar a sua campanha de crowdfunding!

Por que o crowdfunding para ONGs funciona?

ONGs são organizações que estão sempre à frente da defesa de alguma causa importante. De antemão, um de seus maiores desafios é que muitas vezes elas não têm fins lucrativos, e por isso enfrentam dificuldades enormes de angariar a verba necessária para implementar e manter os projetos ativos.

O crowdfunding para ONGs, também chamado de crowdfunding social, é uma solução extremamente eficiente para conseguir captar o dinheiro que precisam para suas atividades.

Uma campanha de crowdfunding social funciona mesmo?

Dentre todos os 30 mil projetos de financiamento coletivo para o terceiro setor que já passaram pela Kickante, alguns objetivos se destacam com mais frequência. Veja alguns delas:

  • Financiar ações humanitárias de diversos tipos;
  • Apoiar o funcionamento e os custos operacionais de ONGs;
  • Viabilizar ações sociais de alto impacto;
  • Trazer os recursos necessários para instituições de resgate e cuidados com animais;
  • Financiar ações ambientais;
  • Garantir recursos financeiros para viabilizar projetos ou eventos pontuais, auxiliando na compra de equipamentos, materiais e em custos de viagens;
  • Apoiar ações com foco em saúde.

Esses são apenas alguns exemplos de crowdfunding social. Todo e qualquer projeto tem potencial de se tornar realidade através da captação de recursos com a ajuda de uma plataforma de crowdfunding online cheia de experiência, como a Kickante.

Como é um crowdfunding online?

Crowdfunding, financiamento coletivo e vaquinha online são nomes diferentes para a mesma coisa. É um tipo de captação de recursos diferente do financiamento comum, porque um grupo de pessoas colaboram nesta arrecadação, e não instituições financeiras. 

Independente do seu setor de atuação, são as plataformas de crowdfunding online que darão o suporte tecnológico necessário para você captar os recursos que precisa para seus projetos. Isto quer dizer que você precisa criar uma campanha num site que proporcione a interação entre sua ONG e as pessoas que vão contribuir. 

É aí que entra a Kickante, como a maior parceira para tirar os projetos da sua ONG do papel e permitir que você possa impactar positivamente o mundo!

Como fazer crowdfunding social em 10 passos?

Criar uma campanha de crowdfunding na Kickante é muito rápido e simples! Em menos de 10 minutos você pode começar a sua captação de recursos. São poucos passos, sem burocracia, sem pagamentos adiantados e com as melhores taxas do mercado.

Veja o passao-a-passo para um crowdfunding para ONGs:

Cadastre sua campanha de crowdfunding social 

Basta entrar no site da Kickante, e clicar em criar campanha. Faça seu cadastro ou login, sem burocracias, nem necessidade de cadastrar seu cartão de crédito.

Escolha um título

Seu título deve ser objetivo e claro, incluindo o nome do projeto. As pessoas precisam entender logo de cara do que se trata e devem se conectar emocionalmente com a campanha.

Escolha a categoria

Antes de mais nada, saiba que há muitos tipos de campanhas segmentadas por categorias. Então, escolha até 3 que melhor representem o projeto da sua ONG para que ele seja mais encontrado pelos apoiadores.

Flexível ou Tudo ou Nada? 

De acordo com as características do seu projeto, você vai entender se consegue viabilizá-lo mesmo se captar um valor menor do que a sua meta, ou se somente é possível tirar esse sonho do papel com a captação de um valor total. Essa flexibilidade é uma enorme vantagem da Kickante, pois este tipo de campanha permite que você viabilize parte do projeto mesmo não atingindo todo o valor de sua meta. Veja esse depoimento do Médico sem Fronteiras:

“Escolhemos a plataforma da Kickante, pois é mais focada em fundraising (captação de recursos) do que as plataformas de crowdfunding tradicionais, em que só há o processo de ‘tudo ou nada’. Qualquer valor é bem vindo, não podemos perder as doações!”

Médicos Sem Fronteiras

Definir a meta

Seja realista e entenda qual será o mínimo necessário para que a ONG possa realizar este projeto. Também é possível arrecadar sem uma meta definida!

Preenchimento de dados financeiros

Dessa forma, sua ONG estará pronta para receber os repasses adiantados da Kickante (em campanhas flexíveis).

Imagem

Escolha uma imagem ou vídeo que represente o projeto e a ONG. Fotos das pessoas que estão por trás da campanha trazem mais credibilidade pois os potenciais colaboradores gostam muito de ver as pessoas que estão envolvidas. 

Descrição

No primeiro parágrafo descreva resumidamente de forma muito clara o que significa sua campanha. Os buscadores da internet, como por exemplo o Google, reconhecem em primeiro lugar este primeiro parágrafo! 

Em seguida, explique o projeto da ONG, porque ele é importante, porque a ONG precisa arrecadar fundos agora e não ano que vem, porque as pessoas devem contribuir, como o dinheiro das pessoas vai ser usado e se elas vão ganhar alguma recompensa pela ajuda.

Determine as recompensas

As recompensas são opcionais, mas se for incluir pense no que seu público gostaria de receber em troca da contribuição. Adicione fotos para deixar muito claro como serão essas recompensas.

Redes sociais ajudam no crowdfunding social

É importante incluir as redes sociais da ONG. Apesar dessa etapa ser opcional, quando as pessoas que vão contribuir têm acesso a estas informações, elas se sentem mais seguras e enxergam maior credibilidade na Organização. 

Viu como é fácil fazer um crowdfunding para ONGs? Depois desses 10 passos, você poderá fazer a divulgação da sua campanha e tirar grandes projetos de impacto do papel! Agora, lembre-se de que o financiamento coletivo é uma forma rápida e justa de captar fundos, mas será preciso ter esforço e dedicação para sua divulgação. 

Além disso, você pode contar com nosso suporte para tirar qualquer dúvida que ainda fique pelo caminho. Basta entrar em contato conosco pelo email falecom@kickante.com.br. Responderemos a todos em até 24h.

Estamos esperando sua ONG!

Agora é só mandar ver na divulgação! Além disso, tenha sempre em mente que não existe dinheiro fácil, e que o crowdfunding social é a forma mais rápida e justa de captar fundos, porém também requer muito esforço e dedicação!

 

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