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  • Post published:5 de abril de 2023

Crowdfunding e Vaquinha Virtual são a Mesma Coisa?

Afinal, crowdfunding e vaquinha virtual são a mesma coisa? Muita gente no Brasil faz essa pergunta, ou seja, você não está sozinho com essa dúvida. Provavelmente porque a palavra “crowdfunding” ainda é pouco conhecida pelo público em geral. Hoje você vai descobrir se isso é verdade e aprender um pouco mais sobre o crowdfunding e como ele pode te ajudar a realizar sonhos!

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Para facilitar a sua leitura, aproveite o Guia de Navegação abaixo. Nele, além de conferir todos os assuntos do texto, você também pode ir direto ao tema do seu interesse. Boa leitura!

Antes de tudo: o que é crowdfunding?

Um pouco da história do crowdfunding

Porque no Brasil chamamos de Vaquinha Virtual?

Quem pode fazer um crowdfunding?

4 exemplos de campanhas para você se inspirar

Como escolher a melhor plataforma para lançar minha campanha?

Principais vantagens da Kickante

Preciso pagar para criar um crowdfunding na Kickante?

Crie agora a sua campanha de crowdfunding!

Antes de tudo: o que é crowdfunding?

Crowdfunding nada mais é do que um financiamento coletivo, realizado através da internet. Ou seja, você lança a sua campanha de arrecadação em plataformas especializadas e diversas pessoas – que acreditam na sua ideia e querem patrocinar o seu projeto – realizam contribuições financeiras para ajudar a tornar esse sonho uma realidade.

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Desde que surgiu, no final dos anos 1990, o crowdfunding vem ganhando adeptos ao redor do mundo. Se inicialmente parecia que essa prática só poderia ser usada para grandes projetos, hoje não é mais assim. Afinal, as campanhas de crowdfunding se tornaram uma forma democrática de acesso ao crédito, baseada na participação popular!

Um pouco da história do crowdfunding

A ideia de unir recursos de diferentes pessoas para realizar um projeto, não é uma novidade. Pelo contrário: existem registros dessa prática ainda no século XVII, muito antes de qualquer advento tecnológico, como conhecemos hoje em dia. No entanto, o crowdfunding que praticamos e se popularizou ao redor do mundo está diretamente relacionado com ela: a internet!

Foi em 1997 que vimos a semente para todas as plataformas online de financiamento coletivo ser plantada. Na ocasião, os fãs da banda britânica Marillion se organizaram através da internet e conseguiram arrecadar 60 mil dólares para que a o grupo pudesse fazer a sua turnê pelos Estados Unidos!

Esse acontecimento acendeu um farol na cabeça dos empreendedores, que perceberam na prática o poder da internet como intermediária entre pessoas que querem investir e novos produtos ou projetos. Dessa forma, não demorou muito para que os primeiros sites especializados em crowdfunding começassem a surgir e fazer sucesso!

Porque no Brasil chamamos de Vaquinha Virtual?

Você pode até nunca ter ouvido falar em “crowdfunding”, mas em vaquinha, provavelmente, você já ouviu, certo? No Brasil, a prática de arrecadar dinheiro com pessoas para realizar algum projeto é popularmente conhecida como Vaquinha! Por isso, quando as plataformas especializadas apareceram por aqui, não demorou muito para o que a prática começasse a ser chamada de vaquinha virtual ou vaquinha online.

Mas você sabe porque usamos o termo “vaquinha” por aqui? A expressão, que já é de uso comum no Brasil, surgiu na década de 1920 e tem relação tanto com o futebol, quanto com o jogo do bicho. Os torcedores se uniam para arrecadar dinheiro para premiar e estimular os jogadores dos seus times.

Quando a arrecadação era boa, os torcedores diziam que conseguiram “fazer uma vaca”, ou seja, juntar o valor igual ou superior a vinte e cinco mil-réis, que era o prêmio máximo da época. Assim, a expressão “vaquinha” acabou pegando e virando sinônimo da prática para arrecadar recursos entre várias pessoas.

Quem pode fazer um crowdfunding?

Em algumas plataformas existe uma prática chamada “curadoria de campanhas”. Isso significa que apenas os projeto aprovados por essa seleção podem ser publicado nos sites, na tentativa de arrecadar recursos financeiros. No entanto, na Kickante não funciona dessa forma e todos os projetos são bem-vindos!

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Isso significa que qualquer pessoa pode (e deve) lançar uma campanha de crowdfunding na Kickante caso tenha um sonho, um projeto, precise de dinheiro para ajudar uma causa ou uma pessoa, entre outros. Afinal, se a ideia é popularizar o acesso ao crédito e permitir que milhares de brasileiros tenham a chance de tirar seus projetos do papel, não faz sentido definir quem pode ou não pode criar uma vaquinha virtual.

Mesmo que todos os projetos tenham seu espaço garantindo na Kickante, existem duas regras que são inegociáveis e devem ser respeitadas:

  • Você deve criar uma campanha lícita e que não desrespeite, de forma alguma, as leis brasileiras.
  • Sua campanha deve estar de acordo com os Termos de Uso da Kickante.

4 exemplos de campanhas para você se inspirar

Se você está pensando em criar uma campanha de crowdfunding, existem algumas estratégias que podem te ajudar a ser bem-sucedido nessa arrecadação. Uma delas é se inspirar em campanhas que já foram lançadas para observar como elas organizam suas informações, ou seja, de que forma transmitiram sua mensagem para o público. Observe todos os detalhes:

  • Essa campanha usou fotos e vídeos?
  • Criou um texto atraente e ao mesmo tempo objetivo para contar sua história?
  • Ofereceu recompensas aos seus apoiadores?
  • Divulgou uma prestação de contas para justificar a meta de arrecadação?
  • Adicionou o link para as redes sociais ou sites relacionados ao projeto?

A junção desses e de outros pequenos detalhes ajuda a construir uma campanha de crowdfunding estruturada e pronta para decolar nas arrecadações. Agora vamos conferir alguns exemplos na prática:

Campanha do Vasco da Gama para a construção do CT

Um exemplo de crowdfunding de muito sucesso! A campanha do Vasco para construção do centro de treinamento do clube foi dividida em vários objetivos e, só nessa primeira etapa, arrecadou mais de 2 milhões de reais, ultrapassando a meta previamente estabelecida.

Além de bem estruturada, a campanha do Vasco tem alguns impulsionadores, como: uma estratégia de marketing bem elaborada, o apelo de ser um time de futebol famosos e uma torcida 100% apaixonada e presente. Mesmo assim, vale a pena conferir como o clube organizou seu projeto e entender esse case de sucesso na Kickante.

Campanha da Cruz Vermelha para causas humanitárias

A Cruz Vermelha é uma das maiores instituições de ajuda humanitária do mundo. Por conta disso, são inúmeras causas em que ela atua, ajudando, trazendo conforto e segurança para pessoas em situação de vulnerabilidade. Há alguns anos a Cruz Vermelha vem utilizando o crowdfunding como forma de arrecadar recursos para seguir atuando e fazendo a diferença na vida de milhares de pessoas.

Campanha da Bel Pesce: Legado da Menina do Vale

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Confira a campanha de sucesso da Bel Pesce na Kickante

Essa campanha, denominada “Legado da Menina do Vale”, arrecadou 342% da meta estipulada, ou seja: mais de 800 mil reais! A escritora e empreendedora Bel Pesce, utilizou a Kickante para lançar um projeto de palestras, por todo o Brasil, com o objetivo de disseminar conhecimento e estimular o empreendedorismo. Além disso, ela aproveitou a campanha para divulgar seus dois livros e se comunicar diretamente com os seguidores e fãs.

A campanha tem recompensas bem estruturadas, escalonadas de acordo com o valor da contribuição. Vale a pena conferir!

Campanha da Cabelegria: adote uma peruca

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Confira a campanha da Ong Cabelegria!

Na campanha promovida pela ong Cabelegria, o objetivo era custear o trabalho social da organização, que coleta doação de cabelos, fabrica e entrega perucas para pacientes em tratamento contra o câncer. Esse crowdfunding também conta com recompensas para os apoiadores e explora de forma inteligente a conexão emocional do público.

No caso, as pessoas se sentem estimuladas a doar e saber que, com um simples gesto, estão ajudando a trazer conforto e alegria para pessoas em um momento difícil da vida.

Como escolher a melhor plataforma para lançar minha campanha?

A escolha certa da plataforma pode ser o grande diferencial da sua campanha de crowdfunding. É importante avaliar as opções antes de optar pelo melhor site para fazer vaquinha online. Por isso, antes de fazer sua escolha, avalie a reputação da empresa no mercado, confira a opinião de outros usuários e se informe sobre o atendimento, segurança, tecnologia e resultados atingidos.

Ter uma plataforma diferenciada oferecendo todo o suporte necessário para sua campanha de crowdfunding, pode ser o que vai fazer você atingir sua meta de arrecadação e realizar seus sonhos!

Principais vantagens da Kickante

A Kickante está no mercado brasileiro de crowdfunding desde 2013. Em quase uma década de trabalho, a plataforma vem se consolidando como o melhor site para fazer vaquinha online do Brasil

Além de resultados impressionantes, com os maiores recordes da América Latina, a Kickante também investe com cuidado no atendimento e formação dos seus usuários. Oferecendo, gratuitamente, uma série de conteúdos riquíssimos para que todas as pessoas possam arrecadar os recursos que precisam para correr atrás dos seus sonhos!

Confira abaixo as principais vantagens de escolher a Kickante para fazer sua campanha de crowdfunding:

  • Possui a menor taxa administrativa do mercado, ou seja: você ganha mais!
  • Utiliza tecnologia americana de ponta, porém com soluções brasileiras que se adaptam e atendem ao público do país.
  • Oferece conteúdos gratuitos através do Portal do Empreendedor, do Canal no YouTube e dos ebooks exclusivos que estão disponíveis no site.
  • Tem o lema “burocracia zero”, ou seja, é muito fácil criar uma conta e lançar a campanha, assim como realizar uma doação (não precisa nem se cadastrar para contribuir em uma campanha!).
  • O criador da campanha tem a opção de sacar o dinheiro quando precisar, mesmo se a campanha não estiver finalizada.
  • Possibilidade de escolher entre o tipo de crowdfunding que melhor atender suas necessidades: Tudo ou Nada, Flexível ou Assinaturas.
  • Atendimento humanizado e suporte constante para os criadores.
  • Possibilidade de fazer sua doação através do pix, boleto bancário ou cartão de crédito (com parcelamento em até 12x).
  • Segurança e credibilidade!

Preciso pagar para criar um crowdfunding na Kickante?

Não é necessário pagar para lançar a sua campanha de crowdfunding na Kickante. Todo o processo de colocar a página no ar é gratuito e não existe nenhum valor a ser pago. A taxa administrativa da plataforma só é cobrada se, de fato, você conseguir arrecadar recursos através da sua vaquinha.

Além disso, essa taxa não muda de acordo com a sua arrecadação, ela é fixa e você é informado sobre o valor assim que cria e lança seu projeto. Mesmo que você ultrapasse a meta e arrecade muito mais do que o esperado, a taxa administrativa se mantém a mesma, sem alterações!

Crie agora a sua campanha de crowdfunding!

Se você ficou animado com todas essas informações e acha que chegou a hora de tirar o seu projeto do papel e arrecadar os recursos que você precisa através de um crowdfunding na Kickante, saiba que lançar a sua campanha demora menos de 5 minutos! Vamos conferir um passo a passo bem simples.

Em primeiro lugar, acesse o site da Kickante e clique no ícone “Criar conta/Entrar” que fica localizado na parte superior da tela. Nele você vai criar sua conta com um email e senha de acesso ou, se preferir, também pode usar o Facebook para fazer o seu login.

Com a conta criada, é só clicar no botão verde “Criar Campanha” e seguir as orientações que aparecem na plataforma. Você será direcionado para uma página com 10 perguntas objetivas e fáceis de responder, que vão te ajudar a definir detalhes importantes da sua campanha de crowdfunding, como: meta de arrecadação, tempo de duração, categoria, modelo de campanha, entre outros!

Quando você terminar de responder essas perguntas, o que leva apenas alguns minutos, sua campanha já está prontinha para ir ao ar e dar início ao período de arrecadação. Lembre-se de se dedicar ao processo de divulgação do seu crowdfunding! Seguir um plano de marketing estruturado faz toda diferença para atingir os objetivos que você espera!

E agora? Pronto para criar seu crowdfunding de sucesso na Kickante?

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