O crowdfunding é uma modalidade de captação de recursos que tem como principal pilar a coletividade. Imagine receber investimentos para o seu negócio através de uma campanha online de financiamento coletivo? Parece improvável pra você? Pois saiba que milhares de empreendimentos, em todo o mundo, já saíram do papel através do crowdfunding. Neste artigo, vamos explorar o potencial dessa prática como uma fonte viável de investimentos e compartilhar dicas práticas para maximizar suas chances de ter uma campanha de sucesso.
Se você é do time que acredita que o crowdfunding não é para você, hoje vai descobrir que ele é para todos! Afinal, se você tem um projeto interessante e que não saiu da gaveta por falta de dinheiro, o que te impede de apresentar essa ideia para pessoas dispostas a investir nela? Você sabia que na Kickante, por exemplo, qualquer pessoa pode criar uma campanha de financiamento e correr atrás dos seus sonhos?
Por isso, antes de desistir dos seus, vale a pena conferir nosso artigo e entender como você pode aproveitar as dicas que aprender hoje para criar um crowdfunding de sucesso!
O que é crowdfunding?
A palavra pode parecer estranha para alguns, mas a explicação do que é crowdfunding é simples: um modelo de arrecadação online, onde os recursos financeiros são provenientes das doações de um grande número de pessoas. No Brasil, ele também é conhecido como financiamento coletivo ou simplesmente vaquinha online.
Através de plataformas especializadas, você tem a chance de apresentar o seu projeto, ideia ou empreendimento a uma comunidade inteira de potenciais investidores. Esse é o grande diferencial do crowdfunding: oferecer uma alternativa real, democrática e acessível para captação de recursos. Indo além dos métodos tradicionais e cheios de burocracia, como bancos e instituições financeiras.
Dentre as principais vantagens do crowdfunding, podemos destacar:
- Oportunidade dos empreendedores “testarem” a sua ideia antes do lançamento;
- Captação de recursos sem dependender de empréstimo cheios de juros;
- Marketing gratuito para a sua ideia;
- Construir uma relação mais próxima e engajada com as pessoas que apoiam o seu projeto.
Por outro lado, para os investidores também é vantajoso, pois existe a possibilidade de se envolver, desde o início, em uma iniciativa em que acredita. Fazendo parte desse projeto em tempo real!
Como criar um projeto para crowdfunding
Criar um projeto para crowdfunding requer alguns cuidados importantes que podem aumentar suas chances de sucesso. Comece elaborando sua ideia de maneira estratégica, objetiva e cuidadosa. Defina seu propósito e também deixe claro de que forma serão utilizados os recursos captados na campanha.
O próximo passo é elaborar um texto atraente, capaz de se conectar emocionalmente com o público-alvo. Lembre-se de destacar os diferenciais da sua ideia e o potencial de impacto do projeto em si. Durante todo o processo, não esqueça que você está tentando convencer as pessoas a contribuírem financeiramente com a sua campanha, se coloque no lugar delas e imagine o que você gostaria de ouvir antes de investir o seu dinheiro? Esse exercício vai te ajudar a encontrar os melhores argumentos.
Como escolher a melhor plataforma para lançar sua campanha
Escolher a melhor plataforma para lançar sua campanha de crowdfunding também é importante para garantir o sucesso da sua arrecadação. Dentre os muitos fatores que devem ser analisados estão: segurança e confiabilidade, alcance da plataforma, taxa administrativa e os recursos oferecidos.
Por isso, a Kickante se destaca como uma ótima escolha! No mercado desde 2013, a plataforma se consolidou como uma opção democrática, segura e reconhecida internacionalmente pelo seu trabalho com o crowdfunding. A Kickante utiliza tecnologia de ponta e é uma plataforma com alcance significativo, capaz de aumentar a visibilidade do seu projeto. Atualmente, são mais de 2 milhões de brasileiros participando das suas campanhas e mais de 100 mil projetos realizados.
Além disso, a Kickante possui a menor taxa administrativa do mercado, com opções de pagamento facilitadas para doações (pix, boleto bancário e cartão de crédito em até 12x). Tudo isso, aliado a um suporte personalizado, ferramentas de marketing e análises de desempenho: a infraestrutura completa para o lançamento e a gestão bem-sucedida da sua campanha de crowdfunding.
Dicas para um crowdfunding de sucesso
Sim, todo mundo pode criar um crowdfunding, mas para aumentar suas chances de sucesso existem algumas boas práticas que, quando seguidas, melhoram o desempenho da sua campanha e da sua arrecadação. Confira abaixo as dicas que vão te ajudar a atingir sua meta e conseguir os investimentos que você precisa!
Seja coerente e transparente
Você escolheria investir seu dinheiro em uma campanha sem coerência ou transparência? Imagino que não! O mesmo acontece com o público-alvo da sua campanha. Ser coerente e transparente significa alinhar todas as informações e promessas da campanha com a realidade do projeto. É essencial fornecer detalhes claros para as pessoas que estão contribuindo com a sua campanha: explique como os recursos serão utilizados, quais etapas serão realizadas e quais são os prazos envolvidos.
Além disso, comunique suas atualizações, traga resultados e até obstáculos que você encontre no meio do caminho. Quanto mais comprometido com a sua campanha você for, maiores são as suas chances de fidelizar o público em um apoio real e construtivo. Por outro lado, quando falta clareza, seu crowdfunding perde credibilidade, gerando desconfiança e, claro, dificultando as contribuições financeiras. Não esqueça: é primordial que seus investidores saibam que o projeto está sendo gerenciado de forma ética!
Defina uma meta de arrecadação realista
Não existe um limite de quanto você pode arrecadar em uma campanha, no entanto, a meta do seu crowdfunding deve ser compatível com o projeto apresentado, ou seja: defina um objetivo de arrecadação realista. Para chegar nesse número, considere o valor mínimo necessário para tirar o seu projeto do papel.
Como fazer isso? Realize uma pesquisa de mercado, levante custos, considere os gastos envolvidos com as recompensas (caso existam), assim como a taxa administrativa da plataforma. O valor da sua meta de arrecadação não deve ser estimado em achismo e sim em um estudo financeiro real. Além de te manter motivado a conseguir, uma meta realista fortalece a confiança dos apoiadores, aumenta a credibilidade da campanha e possibilita o desenvolvimento e a realização do seu projeto com sucesso.
Comunique-se com o público certo
Dentro da plataforma seu projeto poderá ser visto por qualquer pessoa! Isso é muito bom, pois você consegue uma grande visibilidade para a sua ideia. Por outro lado, é importante que você saiba quem é o seu público, ou seja, quais pessoas têm mais chances de se interessar e doar para a sua campanha.
Seu projeto é bom para quem? Quais impactos ele pode trazer para um local, setor ou grupo de pessoas? É claro que existem doações e investimentos de quem simplesmente se identifica e acredita na sua ideia, mas suas chances aumentam quando você direciona sua comunicação para um público mais comprometido e relacionado com a ideia principal do seu crowdfunding.
Por isso, estude sobre o seu público-alvo! Ao entender as características, interesses e necessidades desse grupo, você pode adaptar sua mensagem de maneira relevante e envolvente, maximizando o impacto e a conexão emocional com os potenciais apoiadores.
Além disso, dessa forma você tem a oportunidade de construir relacionamentos mais fortes e duradouros com esses investidores, o que é interessante também para projetos futuros.
Por fim, entender e engajar seu público-alvo, faz com que eles se tornem multiplicadores da sua campanha de crowdfunding! Pessoas que entendem a importância do seu projeto e vão ajudar a compartilhar essa ideia, aumentando sua visibilidade e, consequentemente, suas chances de sucesso!
Crie um plano de marketing diversificado
Trabalhar duro na divulgação do seu crowdfunding é fundamental para atingir seus objetivos. Quem não é visto, não é lembrado e você precisa contar para o maior número de pessoas possíveis sobre o seu projeto. Por isso, crie um plano de marketing diário e diversificado, que englobe diferentes meios e formas de comunicação.
Ao diversificar suas estratégias de marketing, você aumenta as chances de alcançar um número mais amplo e captar o interesse do seu público-alvo. Para isso, utilize diferentes canais, como redes sociais, e-mail marketing, blogs, site, influenciadores digitais e parcerias estratégicas. Lembre-se também de trazer informações novas e atrativas sobre o seu crowdfunding. Isso ajuda a manter o público motivado e envolvido com a sua campanha!
Utilize as recompensas a seu favor
Utilizar recompensas na sua campanha de crowdfunding é uma forma interessante e estratégica de cativar seu público. Quando você está em busca de investimentos para um projeto, mostrar contrapartidas para os apoiadores em potencial é um bom negócio. As recompensas têm esse papel, estimular as contribuições e, ao mesmo tempo, demonstrar seu agradecimento pelo apoio.
Para que elas sejam atrativas o foco não é o valor e sim a exclusividade. O que as pessoas que suportam financeiramente a sua ideia vão receber e não poderiam comprar em nenhum lugar? Experiências únicas relacionadas ao projeto, acesso antecipado aos produtos ou serviços, possibilidade de participar dos bastidores e até brindes exclusivos e personalizados são ítens que atraem a atenção dos doadores.
Uma forma inteligente de organizar suas recompensas e atrelar valores mais altos aos itens de maior interesse. Assim a pessoa pode optar por fazer uma contribuição mais robusta para o seu crowdfunding, avaliando o custo-benefício da recompensa oferecida!
Crie agora o seu crowdfunding!
É muito fácil, rápido e seguro criar sua campanha de crowdfunding na Kickante: o melhor site de vaquinha online do Brasil! Confira abaixo o passo a passo:
- Entre no site da da Kickante e clique em Criar conta/Entrar;
- Crie seu login ou acesse a sua conta na plataforma;
- Já logado no site, clique no botão verde Criar Campanha;
- Vá respondendo as perguntas que aparecem para definir os detalhes e informações do seu crowdfunding.
- Prontinho! Sua campanha já está criada.
Viu como é simples? Agora que você já sabe que é possível conseguir investimentos através do crowdfunding e também como é simples lançar sua campanha na Kickante, chegou a sua vez: crie agora o seu crowdfunding e corra atrás dos seus objetivos!