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  • Post published:26 de junho de 2023

Os desafios do Crowdfunding: como superar obstáculos para alcançar o sucesso!

Quando o crowdfunding surgiu, ele mudou de vez as regras do jogo para quem precisa ter acesso ao crédito. Se antes era preciso ser rico, passar pelo crivo complexo e restrito do crédito bancário ou encarar grandes processos burocráticos para conseguir financiamento para o seu projeto, com o crowdfunding isso deixou de ser necessário. Por conta disso, rapidamente ele se tornou uma opção popular e acessível para empreendedores e pessoas em geral que buscam recursos para financiar suas ideias. Através de plataformas online, com segurança e praticidade, é possível obter recursos a partir de doações de pessoas, ou até empresas, interessadas em apoiar sua causa. Hoje, nesse texto, você vai aprender como superar os principais desafios do crowdfunding para ter sucesso na sua campanha de arrecadação e atingir seus objetivos!

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O que é o crowdfunding?

O crowdfunding é uma modalidade de financiamento coletivo, também conhecida no Brasil como vaquinha online, vaquinha virtual ou, simplesmente vaquinha. Através dele, várias pessoas se unem para financiar um projeto ou ideia em que acreditam, através de plataformas online especializadas, como a Kickante.

Por ser uma ação colaborativa, o crowdfunding carrega com ele a força da união popular. O fato de ser possível tirar um projeto do papel, apenas com o apoio de pessoas comuns, é uma das características que ajudou a popularizar essa prática em todo o mundo.

Como arrecadar recursos através de uma campanha de crowdfunding?

O primeiro passo para quem quer captar recursos através do crowdfunding é escolher uma plataforma confiável e segura para lançar sua campanha online de arrecadação. Lembre-se que antes de colocar seu projeto no ar, é importante estruturar bem a sua ideia, conhecer todos os custos envolvidos e como serão realizadas as etapas até a realização do projeto. Credibilidade e transparência são requisitos fundamentais para quem almeja captar fundos através do financiamento coletivo. Lembre-se disso sempre.

As vantagens de escolher a Kickante

A Kickante foi fundada em 2013 e ao longo de uma década de funcionamento, se consolidou como a melhor plataforma de crowdfunding do Brasil. Além da segurança e profissionalismo para o seu crowdfunding, a Kickante possui uma série de diferenciais que vão ajudar na sua campanha de arrecadação, confira:

  • Menor taxa administrativa do mercado.
  • Diferentes tipos de campanha para você escolher: Flexível, Tudo ou Nada ou Assinaturas.
  • Atendimento humanizado.
  • Pagamentos em pix, boleto bancário ou cartão de crédito (em até 12x).
  • Painel de controle 100% transparente para você acompanhar sem mistério a evolução da sua arrecadação.
  • Plataforma intuitiva e fácil de usar.
  • Segurança e credibilidade.
  • Única plataforma do Brasil internacionalmente premiada pelo seu trabalho.
  • Valor mínimo para doação de apenas R$ 5,00.

Os desafios do crowdfunding

Não há dúvidas que o crowdfunding é uma alternativa promissora para empreendedores ou pessoas que desejam realizar projetos de forma geral. No entanto, para conseguir uma arrecadação de sucesso e uma campanha eficiente, é importante ter atenção a alguns detalhes que vão te ajudar a superar os desafios ao longo do caminho. Vamos conferir algumas dicas que vão te ajudar nesse processo.

1. Conheça seu público-alvo

O primeiro passo para criar uma campanha de crowdfunding bem-sucedida é conhecer seu público-alvo. Essa informação será a base de todas as ações desenvolvidas, desde a meta de arrecadação, até estratégia de divulgação e recompensas. É fundamental conhecer as pessoas que podem estar interessadas no seu projeto e saber como você pode se comunicar com elas e alcançá-las. Por isso, antes de iniciar qualquer estratégia relacionada ao seu crowdfunding, faça essa pesquisa para conseguir resultados mais efetivos nas próximas etapas.

2. Defina uma meta de arrecadação realista

Muitas pessoas não sabem, mas definir uma meta de arrecadação realista é um ponto importantíssimo para o sucesso do seu crowdfunding. É importante ter em mente que nem todos os projetos conseguem ter arrecadações milionárias, por isso, avalie com cuidado quanto é o mínimo necessário para tirar sua ideia da gaveta. É nesse valor que você deve basear seus esforços.

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Entenda que metas realistas são aquelas que estão de acordo com o escopo do seu projeto e que podem, de fato, ser alcançadas. Saber que é possível chegar no valor proposto vai ajudar a te manter motivado ao longo da campanha e isso é fundamental!

3. Tenha uma apresentação clara e objetiva

Ao criar a sua campanha de crowdfunding, é importante desenvolver um texto de apresentação claro e objetivo. Explique de forma simples e direta qual é o seu projeto, como ele será desenvolvido, de que forma será utilizado o dinheiro arrecadado e como os apoiadores podem ajudá-lo. Você pode utilizar imagens e vídeos para ilustrar sua campanha e torná-la mais atrativa. Além disso, aposte em um título curto e impactante, para chamar atenção dos doadores em potencial.

4. Elabore uma estratégia de divulgação eficiente para o seu crowdfunding

Além da meta realista, outro ponto fundamental é elaborar uma estratégia de divulgação eficiente. Apesar do crowdfunding ser uma ferramenta revolucionária, não existe milagre: as pessoas precisam saber que a sua campanha existe para poder participar dela!

Por isso, crie um planejamento diário de divulgação que envolva diferentes meios de divulgação, como redes sociais, e-mails, aplicativos de mensagem, sites, além do bom e velho boca a boca entre sua rede de apoio! O importante é que o seu crowdfunding seja divulgado para o maior número possível de pessoas.

5. Mantenha seus apoiadores informados

Uma vez que a sua campanha de crowdfunding é divulgada e começa a arrecadar fundos, é importante manter os apoiadores informados sobre o andamento do projeto. Por isso, envie atualizações regularmente, conte sobre as novidades e metas atingidas. Esse é um passo importante para manter seu público engajado e estimular novas contribuições.

6. Utilize as recompensas a seu favor

Utilizar as recompensas de forma inteligente é uma maneira eficiente de atrair contribuidores para o seu crowdfunding. Dentro de uma campanha de financiamento coletivo o grande diferencial das recompensas é o caráter de exclusividade e não o valor em si. Sendo assim, foque em ideias que não poderiam ser compradas em uma loja, como um agradecimento nas redes sociais, acesso a produtos exclusivos, possibilidade de participar do processo de criação do projeto, entre outros!

Precisa de recursos para o seu projeto? Crie hoje mesmo a sua campanha de crowdfunding

Se você também tem um projeto, esquecido em uma gaveta da memória por falta de recursos financeiros para realizá-lo, o crowdfunding é uma boa saída! Há tempos ele se consolidou como uma opção promissora para quem não tem acesso aos meios tradicionais de crédito e também para quem deseja realizar suas ideias através de uma ferramenta que estimula a proximidade com seu público-alvo e funciona como uma eficiente campanha de marketing gratuito.

Com as dicas desse texto, você vai poder superar os principais desafios do crowdfunding e caminhar para uma campanha de arrecadação com maiores chances de sucesso! Aproveite para conferir no vídeo abaixo como é simples e rápido criar sua campanha de crowdfunding na Kickante e comece hoje mesmo a correr atrás dos seus sonhos!

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